sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Missão dada, é missão cumprida?

Tenho uma enorme vontade de fazer essa pergunta ao prefeito e aos secretarios.6 anos atrás eles assumiram compromissos com a população caeteense e quase nada foi cumprido. Pelo contrário, os maiores projetos enviados por ele e seus suditos, foram no caminho inverso das necessidades de nosso povo. Exemplos clássico disso, são as taxas de lixo e iluminação.

Mas hoje quero focar em segurança. O que podemos falar de bom nesse aspecto em Caeté? Nada,infelizmente nada. Temos ,como grande parte do Brasil, uma policia depreparada que ajoelha diante do tráfico. Sim, mas a culpa ai pode ser dada a falta de aparato dado ao policias. Que recebem um baixo sálario e possuem pessimas condições de trabalho. Então qual culpa teria os nossos vereadores e prefeito? Diria que a maior parcela está nas mãos deles.

Ninguem nasce pretendendo entrar pro mundo do crime, infelizmente isso ocorre devido as pouquissimas oportunidades para esses jovens. Jovens que em sua maioria vem de classe pobre, e que vê as facilidades oferecidas pelo tráfico e crime de um lado e as dificuldades impostas pela vida e pela mal governabilidade dos politicos do outro lado. Alternativas poderiamos ter, caso os representantes do povo buscassem boas opções para esses meninos. Em outros locais isso já ocorre, como a criação do vila viva em BH. Um ótimo projeto, que tem como principal objetivo revitalizar as favelas, dar oportunidades as pessoas que lá moram e trazer aos jovens lazer, esporte e educação profissional. Claro que sei das dificuldades financeiras que Caeté possui. Mas inteligencia e criativade fazem com que esses problemas sejam insignificantes. Poderiamos ter um esporte mais voltado para as crianças,dando a elas momentos de lazer e até as motivando a buscar seus sonhos. Hoje existem poucos torneios para as crianças e adolecentes aqui, durante o governo Ademir tivemos um esporte bem seletista. Pois vimos muitos torneios voltados para as artes marciais, e o popular ficou de fora. Brasileiro gosta de futebol, o secretario tinha que ter pensado nisso. Mas essa questão do esporte fica pra mais a frente, viu secretario? Educação é uma outra forma interessante de atrair aos adolescentes. Mas não simplesmente formar o ensino médio, tem que prepara-los para o mercado. Sugiro que o prefeito busque ver pelo lado de dar o primeiro emprego, cursos como telemarketing, empacotador e outros são extremamente baratos e eficientes. Poderiam ser dado aos mais carentes e assim daria a eles a chance de terem, logo que saem da escola, de conseguir o primeiro emprego. Até porque a fec me parece mais uma instituição particular do que pública. Os preços são absurdos, sendo que a função do governo é gerar igualdade entre as pessoas, fato que a mesma só distorce. Porque dá a chance a poucos de terem um curso técnico.

Para muitos pode parecer que distorci do assunto, mas pelo contrário me aprofundei de forma a mostra ao povo e aos governantes que basta criatividade e buscar que podem mudar de uma só vez vários temas. A segurança é um assunto que para ser solucionado envolve vários outros setores da sociedade e governo. Sei que o povo ajudaria na construção de uma nova Caeté, basta saber onde buscar as alternativas certas. Temos ótimos exemplos, temos que segui-los, não podemos ter a soberba de acharmos que sozinhos iremos longe. E soberba sobra nesse governo. Combater de forma efetiva o tráfico não quer dizer apenas dar porrada em traficante, sendo que prende-los e puni-los sim é uma forma, mas melhor que curar a doença é preveni-las e não deixar com se torne o câncer da sociedade.

E ai missão dada é missão cumprida?

2 comentários:

  1. Se levarmos em conta o tempo que este atual governo se encontra no poder, o resultado da administração é uma lástima. No primeiro mandato tinha a desculpa de colocar a casa em ordem, mas o que vimos foram secretários inabilidosos nos cargos, sem muita competencia para dirigir as pastas que lhes foram dadas.
    O prefeito nada mais é que um burocrático, não tem criatividade e espera criatividade de pessoas que nem vida parecem ter.
    A atual administração não cobra de ninguém do poder público. A CEMIG, faz o que quer com seus consumidores e os vereadores e o executivo assistem isso de camarote. Empresas contratadas para prestar serviço para a cidade, quebram contratos firmados de todas as formas, isso quando a própria empresa não quebra financeiramente como é o caso da ECG, que era encarregada de contruir a ETE.
    A lei que proíbe a poluição sonora é para inglês ver, a secretaria de meio ambiente não faz nada e a polícia menos ainda, já que não há uma fiscalização assídua da prefeitura.
    Os vereadores perdem tempo dando titulod e honraria e as vezes retirando alguns deles como o Vereador Prutaco quis tirar do proprietário da SARITUR e realmente qual a diferença que isso ia fazer para esse senhor ou para Caeté? Apenas serviu para nós pobres eleitores rir dessa situação e mais creio que o proprietário da SARITUR deve estar cagando e andando para essa decisão.
    Resumindo estamos entregues a um bando de gente que enxerga o próprio umbigo e o próprio bolso. Mas tenham certeza que no próximo mandato, seja ele quem for, a maioria desses sanguessugas estarão fora do governo.

    ResponderExcluir
  2. Bela alfinetada! Mas infelizmente, aqui no Brasil, missão dada é missão cumprida apenas nas produções de José Padilha!

    E também, se fôssemos escrever textos sobre todas incompetências políticas e falcatruas da nossa prefeitura, escreveríamos uma bíblia.

    Só digo uma coisa, é uma vergonha ver o estado das quadras externas do Poliesportivo. Queria ver como elas estariam se João Andrade lutasse taekwondo do lado de fora...

    ResponderExcluir